Mude para sobreviver no mercado
Postado por Marketing Quality em 08/out/2013 - Sem Comentários
“Use táticas diferentes; nenhuma abordagem única vence sempre”.
Nenhuma oportunidade específica e nenhuma mensagem única funcionam sempre.
Você deve criar um senso de urgência.
“Um instante pode determinar o seu sucesso ou fracasso.”
(trecho tirado do livro “A Arte do Marketing – A Estratégia de Sun Tzu para as Guerras do Marketing”)
Lembram da Kodak?
A marca que reinou por anos no mercado das máquinas fotográficas de filmes, não conseguiu adaptar-se ao mercado digital. Mas como uma marca, antes líder absoluta do mercado, deixa escapar sua hegemonia chegando inclusive à falência?
Não vamos entrar muito nesse caso específico, mas com certeza podemos tirar algumas lições nesse “case de fracasso”.
Não deixar-se parar no tempo é a primeira delas. Sem generalizar, profissionais que dão certo por muito tempo na mesma empresa tendem a parar no tempo em um quase inevitável comodismo (proporcionado pelo sucesso) e acabam ficando míopes ao que de novo surge no mercado. Nenhuma ideia é boa para sempre, nenhuma ideia tem forma consistente. E mesmo que sua ideia seja genial ou seu produto seja ótimo, não se iluda, ele não será para sempre assim. Além disso, não espere ter um produto novo perfeito para lançar no mercado. Lance-o de uma vez e faça atualizações, melhore-o com o tempo (assim como a Apple sempre fez). Como o trecho inicial diz: nenhuma oportunidade específica e nenhuma mensagem única funcionam sempre.
Outro ponto a seguir: acompanhe as mudanças e os “truques” dos concorrentes, assim você sempre descobrirá uma forma de vencê-los. Mas não confunda as coisas na hora de atacar. Sua empresa precisa focar produtos para suprir necessidades e desejos do consumidor, copiar ou tentar apenas melhorar produtos o farão estacionar.
Fique sempre atento às tecnologias e principalmente ao comportamento e hábitos do seu consumidor, com algumas perguntas como: O que ele pensa de seu produto? Como ele se comporta no dia-a-dia? Quais são os interesses em que podem ser relacionados com seu produto? Aonde e como seu produto faz sentido?
Voltando as dicas de Sun Tzu, ele faz uma analogia com a água e uma empresa, muito interessante.
Imagine sua posição no mercado como a água. A água assume todas as formas, ela não tem uma forma consistente. Além disso, ela sempre acompanha as formas que a terra forma no meio do caminho, a terra é que dirige seu fluxo. Pense sempre em fortalecer seu posicionamento, mas admita e saiba reconhecer a hora em que ele precisa ser mudado… esteja sempre disposto a mudança e à adaptação para sobreviver!