Como conquistar a confiança do consumidor com campanhas de E-mail Marketing

Postado por Marketing Quality em 23/set/2013 - Sem Comentários

e-mail marketing

Segundo Matt Blumberg, CEO da Return Path,  as melhores campanhas de E-mail Marketing não são sobre a empresa que envia a mensagem ou sobre o que ela quer que seu cliente faça. Elas são sobre seus clientes e sobre o que interessa a eles.

Estamos vivendo na “Era do Cliente”, onde a concorrência é feroz e ser a primeira escolha do consumidor é uma das vantagens competitivas mais importantes. Para vencer, as empresas devem manter o foco em compreendê-los e interagir com eles melhor do que ninguém.

O que mudou na prática de E-mail Marketing

Todos os avanços na comunicação digital, como o aparecimento de novas fontes de informação e conexão social e melhoria nos dispositivos móveis tornaram o cliente mais poderoso. Ele é bombardeado por informações o tempo todo e está cada vez mais seletivo.

Existem  boas práticas de E-mail Marketing, mas o maior desafio hoje, ao contrário do que acontecia no passado, não é mais conseguir entregar uma grande quantidade de mensagens para o maior número possível de pessoas, mas, sim, entregar a mensagem certa, para a pessoa certa.

O conteúdo das mensagens precisa conter as informações pelas quais o cliente procura para despertar o seu interesse, em meio a uma enxurrada de informações que ele recebe durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, em qualquer lugar a partir de seu smartphone.

E sua empresa só vai conseguir isso por meio de mensagens mais estratégicas e com conteúdo relevante para o consumidor.

O que é SPAM para o novo consumidor

Para o nosso propósito aqui, SPAM é definido como “o oposto do engajamento”, mas existe também a definição legal de SPAM. No Brasil, SPAM pode ser classificado como qualquer e-mail que viola as normas do código de autorregulamentação para E-mail Marketing.

Aos olhos do cliente,  a definição de SPAM é muito mais ampla e menos tolerante. Ele acredita que pode, deliberadamente, marcar como SPAM:

Qualquer e-mail que ele não espera receber;

Qualquer e-mail que ele não quer na inbox;

Qualquer e-mail que o incentive a marcar como spam;

Qualquer e-mail que ele tenha optado por receber, mas decidiu que não quer mais;

Qualquer e-mail em, que, para deixar de receber a mensagem, seja mais fácil marcar como SPAM que dar opt-out.

Resumindo: neste contexto, SPAM é aquela mensagem que não é interessante para quem recebe.  Se um visitante optou por receber seu material, ele acredita que você pode informar e até mesmo entretê-lo, mas jamais entediá-lo, ou pior, irritá-lo. E, se suas mensagens não estiverem atendendo a todas as suas expectativas, ele vai simplesmente fazer opt-out antes que você planeje a mensagem seguinte.

Como criar e-mails relevantes

A intenção do e-mail marketing não é atrair pessoas novas, é aproximar a empresa do cliente. Quando sua empresa mantém um relacionamento próximo, educando o potencial cliente com temas interessantes sobre sua área de atuação, consegue gerar demanda e, ao mesmo tempo, ganhar confiança e credibilidade.

O grande segredo pra ter bons resultados com as campanhas enviadas é entender os interesses e momento de compra de cada potencial cliente e utilizar bem as estratégias de segmentação para alcançá-lo.

A segmentação pode ser feita, por exemplo, por fonte de tráfego, por cargo, por empresa, ou pelo tipo de conteúdo como qual a pessoa mais interagiu em seu site.

Em E-mail Marketing, fala-se muito de personalizar a mensagem, incluindo o nome do destinatário no texto, por exemplo. Isso ajuda, mas nada tem mais valor do que entregar a mensagem exata que seu Lead busca e se interessa.

Como criar e-mails de confiança

Faça uma análise simples e observe: em que tipo de e-mail você presta mais atenção na sua inbox? Provavelmente em e-mails de amigos, família e colegas de trabalho, pessoas com as quais você tem uma relação genuína de confiança. Claro que a relação entre uma marca e um consumidor não é exatamente o mesmo que uma relação entre amigos, mas é possível diminuir essa diferença.

Qualquer empresa pode se beneficiar de uma relação de confiança ao realizar o marketing de uma forma mais natural, sem um discurso pronto de vendas, que pode afastá-lo, não deixando mais espaço para uma estratégia mais engajadora.

Somente com confiança seu consumidor potencial vai deixar seu e-mail passar por seus filtros e permitir que faça parte de sua inbox. Veja como conquistá-la:

“Converse” com o cliente – Aqui, na QualityCom, exploramos muito todos os canais de comunicação, tentando manter uma “conversa” constante com nossos clientes. Jamais ficamos muito tempo sem ter contato com aqueles que nos conhecem. Nossos e-mails têm uma abordagem direcionada, realizando cada interação com a nossa base de contatos de uma maneira amigável e com geração de valor.

Seja relevante sempre – A medida que sua empresa não se preocupa em entregar conteúdo relevante, deprecia seu próprio ativo, que é a lista. Enviar, por exemplo, conteúdo de vendas para toda a base, incluindo aqueles que não estão no momento adequado para isso, tende a gerar resultados muito ruins ao longo do tempo. A dica aqui é: foque no conteúdo que é interessante para quem recebe e entregue exatamente o que ele está esperando ou mais. Isso é ser relevante, o contrário é SPAM.

Mantenha a frequência - Outra dica importante é que manter a periodicidade das campanhas aumentará a confiança que o contato tem sobre sua empresa. A tendência é que o cliente valorize o seu comprometimento de enviar as mensagens dentro daquele período esperado. Tome cuidados com o excesso (mais que uma vez por semana) e a ausência (menos que uma vez por mês).

 

É bom sempre lembrar, e-mails confiáveis têm menos rejeição, taxas de cancelamento menores, e a capacidade de entrega são sempre maiores. Por outro lado se você não tem a confiança do cliente, a taxa de abertura é muito mais baixa, a taxa de cliques e conversões também será menor e assim por diante. E esse já é um indicativo de que suas mensagens estão propensas a serem marcadas como SPAM.

O melhor marketing não é percebido como marketing se você conseguir genuinamente conquistar o engajamento do seu público. Comece a mudança pela forma como você se relaciona com seu cliente em todos os canais online e durante todo o seu life cicle. Aprenda a se envolver de maneira individual e pessoal aumentando seu engajamento através do E-mail Marketing.

 

Faça isso direito e seja a melhor escolha do seu cliente num momento de decisão.

 


Deixe uma resposta