Motivos para você fortalecer sua marca

Postado por Marketing Quality em 30/set/2013 - Sem Comentários

Marca é a capacidade que a empresa tem em ser lembrada pelo cliente no momento em que ele quer comprar. Como provavelmente não é todo dia que seu cliente acorda e pensa “Caramba, como eu preciso comprar esse produto!”, você precisa fazer um trabalho de construção de marca para ser lembrado no dia que essa demanda aparecer.

Ou seja, sua marca é um dos investimentos mais importantes que você pode fazer.

marcas

Quem não lembra instantaneamente desses símbolos?

Uma marca forte facilita a escolha do seu cliente
Digamos que você ganhou na mega-sena e está com vontade de comprar um carro de luxo. Ao analisar algumas possibilidades, você vê um carro desconhecido, com características técnicas impressionantes e um preço razoável. Do lado, você pode comprar uma Ferrari. Não é uma escolha muito difícil né?

Pra exemplificar o outro lado, confira essa foto a baixo.

 Marca

Veja que o preço é exatamente o mesmo, assim como a quantidade do produto. Pra piorar, o jeitão da embalagem ainda é muito parecido.

Sem o uso de técnicas avançadas como uni-duni-tê e cara ou coroa, fica muito difícil escolher entre as duas opções. Será que seu cliente não passa por uma situação parecida quando te compara com seus concorrentes?

Marcas fortes geram boca-a-boca a seu favor
Pare um pouquinho e lembre-se da última vez que você falou sobre uma empresa pra um amigo/conhecido/familiar, etc. Com certeza essa recomendação aconteceu por causa de uma boa propaganda, por alguma história interessante envolvendo um produto ou por ter tido uma experiência bacana com o atendimento que a empresa te forneceu.

Ou seja, a marca era forte o suficiente para você lembrar dela.

Ter uma marca não custa caro
Quando pensamos em logotipo, branding ou outros termos “bacanudos” do marketing, normalmente o pensamento que vem em seguida é “Ah, mas isso é coisa pra grandes corporações. Eu não tenho tempo/dinheiro/conhecimento/contatos pra focar nisso agora”. Felizmente isso não é verdade.

Saiba mais aqui.

Conclusão
Uma marca forte não se constrói do dia pra noite, mas é um investimento que fará toda a diferença no sucesso de longo prazo da sua empresa. Para isso, saiba muito bem quem é o seu cliente e como você quer que ele enxergue sua empresa. Sua identidade visual é o primeiro passo dessa experiência.


Tags:

Deixe uma resposta