Dicas para uma invejável gestão de recursos humanos

Postado por Marketing Quality em 03/set/2013 - Sem Comentários

Caro leitor, você já deve ter lido muito e também escutado a respeito, sobre a importância de uma gestão de pessoas que traga efetiva produtividade, estímulo e excepcional desempenho, com o agregado de com isso reter talentos contendo uma rotatividade prejudicial de equipe. Em resumo, a implementação de uma política de RH de alto nível, com integração estratégica completa diante dos objetivos do seu negócio.

Até aqui tudo certo. Em meio a isso, existem os excessos dos modismos de gestão, que como sabemos só enriquece os seus inventores e implementadores, mas raramente a empresa que os segue.

Além disso, é razoável considerarmos que a sua empresa, eventualmente, pode não dispor de recursos suficientes para gerenciar pessoas a conter o ímpeto de concorrentes e do mercado de forma geral.

Diante desta provável realidade, elaboramos uma série de dicas que permitirão, com certo esforço e disciplina, programar práticas que podem trazer excepcionais resultados.

rh de sucesso

Vamos lá:

1. Estabeleça com clareza o escopo de atividades, responsabilidades e campo de autonomia e atuação de cada colaborador. Isto dilui o stress profissional do dia-a-dia, auxilia no foco cotidiano e garante um eficiente estabelecimento de metas;

2. Estabeleça um modelo de gestão baseado em metas e mérito, de forma equilibrada, sem exagerar na dose, fugindo da colocação de metas irreais e inatingíveis, mas preservando a pressão que faz com que o negócio prospere além de auxiliar na identificação clara entre incompetentes, competentes, comprometidos e irresponsáveis;

3. Não cometa injustiças quando o momento for de efetivar promoções e aumentos de remuneração;

4. Não prometa rigorosamente nada que não possa ser realmente cumprido. A decepção causa malefícios motivacionais muito mais destrutivos do que promessas não feitas e pleitos não atendidos;

5. Trate seus colaboradores com respeito, efetivamente.

6. Seja você mesmo como gestor, não tente encenar um personagem, nem tente ser mais simpático do que você realmente é. Isso pode assustar alguns colaboradores mais ingênuos, mas com o tempo, esta sinceridade e coerência de comportamento transmitem honestidade e confiança;

7. Aos poucos traga seus colaboradores para uma gradual participação nos lucros, de forma sustentável, e sem enfraquecer a percepção de conjunto empresarial que todos devem ter;

As dicas prosseguiriam por mais alguns itens, mas se conseguir colocar uma boa parte disto em prática, você estará revolucionando o conceito de que uma competente gestão de pessoas depende necessariamente de investimentos pesados.

Até o próximo.


Tags:, , ,

Práticas simples que irão impressionar seus clientes

Postado por Marketing Quality em 19/ago/2013 - Sem Comentários

Um bom atendimento é a melhor ferramenta de marketing que um empreendedor pode ter.

Além da velha história de que manter um cliente é muito mais barato do que conquistar um novo, um cliente que teve uma excelente experiência irá te recomendar para outras pessoas. Ou seja, além de manter um bom relacionamento com os clientes atuais, o foco no bom atendimento ainda te traz novas pessoas que esses clientes irão indicar!

Faremos questão de mostrar práticas de certa forma óbvias, mas que poucas empresas estão acostumadas a entregar. Por isso, se esses mandamentos foram bem executados, pode ter certeza que eles fortalecerão muito sua imagem na cabeça do cliente e consequentemente, ganharão sua $impatia.

Como dizia a poeta Maya Angelou:

“As pessoas podem não se lembrar do que você fez ou disse, mas se lembrarão para sempre do sentimento que você causou nelas”

bom atendimento

(mais…)


Tags:, , , ,

Razões para sempre conversar com seu cliente

Postado por Marketing Quality em 16/ago/2013 - Sem Comentários

Quando pensamos em “clientes” a primeira coisa que vem à cabeça costuma ser “venda”. Porém, para fechar a venda, precisamos entender muito bem como o serviço/produto será útil para o cliente.

Portanto, além de tentar vender, precisamos nos acostumar a conversar com eles e entender cada vez mais suas demandas, o que consequentemente, nos ajuda a gerar novas vendas.

conversando com o cliente

Se você quer entender cada vez mais o seu cliente, preste atenção nesses 4 pontos essenciais.

(mais…)


Tags:, ,